Menu Fechar

De volta

Em Março de 2020, com o aparecimento da pandemia, o mundo, tal como o conhecíamos, ficou de pernas para o ar. Como inúmeros outros lugares, o RDA69 não escapou a esta súbita e brutal mudança, tendo visto o seu quotidiano ser transformado de forma radical, cessando praticamente toda a sua actividade. Ora, se esta era totalmente financiada por donativos dos seus associados, o contexto de então, mas também actual, complicou e dificultou severamente o nosso modo de funcionamento. Não obstante, o RDA69 foi tentando, ao longo destes quase dois anos, reorganizar-se, tentando constituir-se como infraestrutura capaz de dar resposta às variadíssimas necessidades individuais e colectivas que surgiram. Foram muitas as pessoas, umas próximas, outras não tanto, outras ainda que não conhecíamos, que nos foram ajudando a adaptar o nosso modo de funcionamento e a desenvolver actividades que procuravam responder às circunstâncias que nos rodeavam. Fizemos amigos, estabelecemos contactos. Dessas amizades surgiram novas relações de uso e cuidado do, e no, RDA69 que permitiram encarar novas dificuldades e obstáculos.

Com um relaxar das medidas de combate e contenção da pandemia e com um aparente retorno à “normalidade”, queremos voltar a fazer do RDA69 um espaço feito de e para todos, recuperando-o enquanto lugar de socialização, de discussão e de encontro, sem no entanto abdicarmos dele enquanto centro logístico e material que se tem vindo a desenvolver nos últimos meses. Dadas as dificuldades económicas do espaço, começaremos por abrir regularmente durante dois dias por semana: à quinta-feira – com jantar servido por um grupo autónomo da esplanada comunitária (já anunciado na nossa página de Facebook) cujo objectivo é o auto-financiamento dessa mesma actividade, que tem lugar à quarta-feira e ao Domingo, entre as 11h e as 15h30 – e à sexta-feira com petiscos. Além destas actividades, é nossa intenção voltar a organizar festas, debates, ciclos de conversas, filmes e outras, estando, também, abertos a propostas externas que procurem desenhar novas formas de vida que façam secessão com o presente estado de coisas.

Serve este pequeno texto não apenas como convite a aparecerem no RDA69, mas também para relembrar que, dadas as nossas dificuldades económicas, continuamos a aceitar donativos: PT50 0035 0100 0003 1497 5304 1.

Por fim, deixamos-vos a nossa pequena agenda para o mês de Setembro:

  • 15.09: Debate “Que mobilidade em Arroios? Debate em torno da ciclovia da Almirante Reis”, às 18h, organizado pela Arroios BASE
  • 16.09: Jantar da Esplanada, às 20h
  • 17.09: Petiscos, a partir das 18h
  • 18.09: Debate “Cuidado e crise reprodutiva”, às 18h, seguido de jantar, organizado pela Arroios BASE
  • 23.09: Jantar da Esplanada, às 20h
  • 24.09: Petiscos, a partir das 18h
  • 26.09: Festa de eleições, com pizza e karaoke
  • 30.09: Jantar da Esplanada, às 20h