Menu Fechar

Continuidade da cantina solidária, parte 2

No início deste mês, publicámos um texto a dar conta dos últimos tempos de cantina solidária no RDA69, apelando a que nos ajudassem, através de donativos, à sua continuação. Estamos a entrar em Agosto e a cantina solidária tem orçamento para continuar a funcionar por pouco tempo. Por isso mesmo, escrevemos este comunicado, apelando a que todas as pessoas nos ajudem financeiramente de maneira a podermos continuar com esta actividade.

Volvido o mês de Julho e completando quase 5 meses de actividade, podemos dizer que a cantina continua a contar com o apoio de várias mãos que diariamente se organizam para cozinhar e distribuir comida, deixar o espaço limpo para o dia seguinte, organizar os turnos e os menus e recolher toda a comida que nos têm oferecido. Todas as semanas aparecem pessoas novas para ajudar a cozinhar, sejam elas amizades antigas ou feitas nestes tempos, e é assim que podemos dizer que esta semana chegámos às 20 mil refeições distribuídas desde o final de Março. Durante este tempo usámos todos o nosso engenho e jogo de cintura para fazer esticar a comida e o dinheiro que nos foram sendo doados, garantindo sempre uma boa refeição a quem aparecesse.

A recreativa dos Anjos tem vindo a mudar nestes últimos tempos, nomeadamente por todas as pessoas que por aqui têm passado, seja a distribuir comida ou na fila de espera. Se algumas das caras são já habituais, são muitos os novos rostos que têm aparecido neste canto da cidade. Mas não é só isso que tem vindo a mudar. Faz já umas semanas que disponibilizamos uma loja livre à porta do espaço do RDA69. Agora, com o calor a apertar cada vez mais, temos visto pessoas que usam a lavandaria – gratuita e com dois turnos por dia, todos os dias – secar a sua roupa num estendal. No início deste mês um grupo de amigas e amigos produziu cerca de 400 máscaras reutilizáveis que têm sido distribuídas durante o horário das refeições. Os custos dessa produção foram partilhados pela RDA e pelo colectivo Siroco. Há também novos canteiros que irão dar lugar a uma espécie de esplanada coberta, com mesas e bancos, para quem quiser comer ou esperar pela comida, ou se calhar só mesmo para abancar um bocado à sombra. Normalmente, o espaço do RDA69 encerra durante o mês de Agosto e grande parte do mês de Setembro. Quem pode, aproveita para sair da cidade, descansar a cabeça e o corpo de um ano cheio, uma espécie de “retiro” debaixo do calor de Agosto. Se bem que há vários pontos de distribuição de comida espalhados pela cidade, é também evidente que o encerramento de alguns deles à laia de “estamos a voltar à normalidade”, nos fez ver a importância fulcral do funcionamento da cantina solidária para as centenas de pessoas que por ali passam diariamente. Com a chegada do mês de férias, a cidade esvazia-se dos seus comuns habitantes, tornando-se num sítio mais difícil e hostil para quem fica e vai precisando deste tipo de gestos para se aguentar. Por isso, este ano concordámos manter a cantina a funcionar durante todo o Verão. Entre todas as pessoas que têm colaborado nesta actividade, conseguimos assegurar uma capacidade para distribuir as refeições diárias. Mas obviamente que continuamos a precisar de dinheiro para que isto funcione mais tempo.

Enfim, segue abaixo o IBAN para que façam dos vossos euros a melhor salada russa da Comuna de Arroios e arredores.

PT50 0035 0100 0003 1497 5304 1

IBAN RDA69: PT50 0035 0100 0003 1497 5304 1