Menu Fechar

Cinematiné no RDA69

Cinematiné no RDA69

Este Sábado, dia 5 de Dezembro há Cinematiné no RDA69, com jantar benefit para o Colectivo de Cinema

– 18.30h > Filme
– 20h > Jantar

daisies_poster-final

o colectivo de cinema apresenta:
SEDMIKRASKY aka DAISIES de Vera Chytilova, 1966 – 76′

Talvez a entrada mais anárquica do Nouvelle Vague Checo, farsa absurdista de Věra Chytilová segue as desventuras de duas jovens impetuosas. Decidindo que já que o mundo é decadente elas também o serão e embarcam numa série de partidas das quais nada é levado a sério.
DAISIES é um filme esteticamente e politicamente aventureiro que é amplamente considerado uma das grandes obras do cinema feminista.

Este filme estreou em 1966 e faz parte do movimento Nouvelle Vague Checo que acabou com o fim da Primavera de Praga em 1968. Foi censurado por uma década antes de sair além fronteiras e de se tornar o que é hoje. Mas não é por isso que este filme é bom.

Imagine­-se duas Evas, ou duas Marias, que descem do paraíso ao nosso mundo como bombas caídas do céu e que se aborrecem mortalmente. Imagine­-se estas duas raparigas decididas a pôr um pouco de cor neste mundo cinzento. A cada vez a situação corre mal. De cada vez, justificam­-se pelo absurdo.

Enfim um filme um pouco poético, um pouco louco, projectado na segunda sessão do nosso Cineclube (Sabado 5 Dezembro às 6.30h da tarde na RDA 69.)

[Věra Chytilová – (2 de fevereiro de 1929 – 12 de março de 2014) foi uma cineasta avant-garde checa e pioneira do cinema Checo. Proibida pelo governo da Checoslováquia na década de 1960. Mais tarde em reconhecimento pela sua obra, recebeu a Ordre des Arts et des Lettres, medalha de mérito e o prémio Czech Lion.]