Menu Fechar

FEV 27 21:00 Sessão de leitura #8: “A Posttransexual Manifesto” de Sandy Stone @ RDA49

Como forma de fechar o ciclo de cinema Trans*Tornos que o colectivo Lóbula organizou em Fevereiro, através do qual tentou representar um espectro diversificado de vidas trans* dissidentes na sociedade contemporânea, queremos prolongar um espaço de reflexão conjunta sobre matérias trans*, nomeadamente sobre a situação actual das múltiplas identidades de género obscurecidas pelo cispatriarcado e sobre a luta que há a fazer contra hierarquias de género e identitárias.

Convidamo-vos por isso para uma sessão de debate em torno do texto “The Empire Strikes Back: A Posttransexual Manifesto”, de Sandy Stone. Publicado em 1987, este trata-se de um texto seminal na criação dos estudos trans* enquanto área de estudo académico, e continua a ser um texto que levanta questões vitais para discussões contemporâneas sobre a identidade de género. Opondo-se a manifestações de um feminismo ortodoxo transfóbico, Stone analisa a história médica da transexualidade nos E.U.A. para explicitar a sua lógica social e política opressiva e a forma como representa uma estrutura binária de interpretação da corporalidade e da identidade. Argumentando que a identidade e expressão da identidade ultrapassam estes termos coercivos, Stone procura abrir o espaço teórico e subjectivo para outra maneira de pensar – e viver – a questão trans*.

Para facilitar e dinamizar a experiência do texto, desta vez experimentaremos ir postando com antecedência alguns excertos do texto nesta página para ir preparando as pessoas para os momentos-chave da discussão que gostaríamos de ver acontecer. Para além disso, quando pertinente, adicionaremos outros conteúdos relacionados. Esperemos que isto agilize a sessão e a torne mais acessível a tod*s.

10622961_993588874004440_2868576980462524135_n
INFO: Para mais informação sobre as nossas sessões de leitura, espreitem o nosso site: http://www.lobula.net/#!sesses-de-leitura/cbjh

TEXTO: Disponível na íntegra @ http://pendientedemigracion.ucm.es/info/rqtr/biblioteca/Transexualidad/trans%20manifesto.pdf

EVENTO NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/events/1571058513110844