Menu Fechar

ATR @ RDA XVI – Jantar-Concerto

Esta sexta-feira (27 Fev.) a residência mensal da ATR no Regueirão dos Anjos (aka RDA69) será uma noite especial de homenagem ao terapeuta do ruído João Capela, falecido há um ano atrás, onde será feito o lançamento do segundo volume da compilação Kaüzpellaplatz e onde haverá intervenções sonoras dos dOISsEMIcIRCUITOSiNVERTIDOS, o projecto paralelo de improvisação electro-acústica dos infames dUAS seMIcOLCHEIAS iNVERTIDAS; dos Da Monstra, que estão prestes a editar o primeiro álbum mas que aqui se apresentarão em versão light; dos misteriosos Irmãos Metralha e de muitos outros amigos! (mais info em baixo)

11018618_897425306988278_5522540937787583752_n

sex. 27 Fev. a partir das 20h – dOISsEMIcIRCUITOSiNVERTIDOS (pt) + Da Monstra (pt) + Irmãos Metralha (pt) + amigos @ RDA69

“Kaüzpellaplatz II” é o segundo volume de uma compilação que visa homenagear João Capela, músico, artista, escritor, activista, terapeuta do ruído e amigo que nos deixou em Fevereiro de 2014 e que tocou a alma e o coração de todos os que com ele conviveram (mesmo que apenas em fugazes encontros ocasionais), deixando um vácuo na comunidade musical, artística e activista nacional e internacional.
Depois de um primeiro volume com temas de bandas e músicos portugueses, este segundo volume junta diversos projectos internacionais que em colaboração com a Associação Terapêutica do Ruído (ATR), promotora musical portuguesa underground à qual João Capela também pertencia, se uniram para honrar a sua memória e angariar fundos de modo a garantir a edição de uma colecção de escritos da sua autoria.
A compilação, cujo artwork é mais uma vez da autoria do José Smith Vargas, será lançada no dia 27 de Fevereiro através do bandcamp da ATR, onde estará disponível para escuta livre e download pago, sendo que todos os fundos garantidos serão canalizados para a edição do livro com os seus textos.

dOISsEMIcIRCUITOSiNVERTIDOS

Formados em Dezembro de 2012 por ocasião da primeira edição do Familiar Fest Lisboa, um mini-festival de circuit bending e electrónica DIY organizado pela ATR e pelas entretanto extintas Flausina e Livraria Sá da Costa, os dOISsEMIcIRCUITOSiNVERTIDOS são constituídos por membros dos infames dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS (dSCi), que assim se apresentam em formato electroacústico, totalmente improvisado e sem remorsos.
Em 2013 editaram o seu segundo concerto “Live @ Auditório Carlos Paredes” através da Enough Records, netlabel para a qual já tinham contribuído com um tema na compilação “100 Years of Noise” e desde aí têm actuado com diversas formações e convidados nos mais variados eventos como o Pequeño Festival de Fuego (Alicante), o Microvolumes da Sonoscopia (Porto), o Stressando da Stress.Fm (Caldas da Rainha), o Derrube I da Prisma (Coimbra), a segunda edição do Familiar Fest (Lisboa) ou mais recentemente o (+) Uma noite d’A Besta (São Domingos de Rana), do qual estará disponível a partir do dia 25 de Fevereiro uma colectânea com temas ao vivo dos vários projectos que participaram neste evento, através do bandcamp deste colectivo editorial.

DA MONSTRA – “Aquele que faz de si um monstro livra-se da dor de ser um homem”

Da Monstra é um grupo de música experimental que se alicerça na exploração do ruído e da harmonia musical, simples quando assim o pede e ruidoso quando necessário, aliado à projecção de imagem e luzes para maximizar o ambiente que se pretende transmitir.
Como grupo, Da Monstra aglomera três multi-instrumentalistas que por entre feedbacks, volumes e melodias musicam os mais variados temas de forma a transmitir mensagens que nenhuma voz consegue.
Uma outra vertente da banda é a construção de instrumentos artesanais que são usados nas performances ao vivo.