Menu Fechar

Sobre o RDA

A Associação Recreativa dos Anjos (RDA) é uma associação cultural, recreativa e desportiva, sem fins lucrativos, assente em modelos de funcionamento horizontal que implicam elevada responsabilização individual e colectiva, cujas actividades se orientam pelos princípios da autonomia e igualdade e apontam à constituição de espaços de liberdade, criatividade, inclusão e entreajuda.

Sediado no n.º 69 do Regueirão dos Anjos, num armazém arrendado, e tendo ainda o arrendamento de um pequeno apartamento no n.º 49 da mesma rua, o RDA dispõe de uma infraestrutura que permite o desenvolvimento de diversas actividades de forma regular e sustentada, bem como a realização de eventos ocasionais e organizados de modo mais informal.

A gestão do RDA é feita com base no compromisso associativo, não existindo funcionários nem outros contratados. Estão constituídos grupos de trabalho para diferentes tarefas e actividades, onde os associados participam em condições que valorizam disponibilidades e capacidades diversas, procurando incentivar-se a partilha de conhecimentos e o desenvolvimento de competências de forma alargada e cooperativa.

O RDA é uma associação que subsiste com os donativos dos seus associados, advindo eles da cantina de apoio às actividades (consumo doméstico privado), ou de doações directas de associados ou terceiros. É com estas entradas de dinheiro que o RDA paga o conjunto de custos relacionados com a sua existência e reprodução (renda do imóvel, contas de água, luz, gás, internet, etc..) e todas as despesas com as actividades desenvolvidas.

O modelo de funcionamento do RDA implica que, em boa parte das suas actividades, a participação esteja reservada aos seus associados, sendo certo que a condição de associado do RDA não impõe o pagamento de qualquer quota de sócio ou montante equivalente, mas antes a adesão comprometida a um conjunto de regras de gestão. O modo de organização das actividades, as responsabilidades convocadas e o uso dos meios disponíveis estão conformados e assentam em relações associativas paritárias e autónomas, que se afastam de quaisquer modelos comerciais.