Menu Fechar

conversa :: jantar benefit :: NoBorder Camp – Ventimiglia – 24/10. 18.00

O No Border Camp nasceu no dia 11 de Junho de 2015, quando o primeiro grupo de imigrantes ilegais, chegaram a Ventimiglia e lhes foi negada a passagem para França, pelas forças policiais de controlo de fronteira.

Da impossibilidade de continuar o seu caminho, este grupo de pessoas permaneceu neste sítio, em forma de resistência. Dia após dia, a ocupação do lugar tornou-se mais concreta e foi-se construindo aquilo a que chamamos hoje de A Bolla ou o No Border Camp.

Este lugar é acima de tudo de passagem: um porto onde as pessoas que chegam, se podem abastecer de informação e cuidados básicos, de forma a poderem prosseguir a rota clandestina até Inglaterra, Alemanha ou França,…

No passado dia 30 de Setembro, os Carabinieri decidiram destruir este espaço, que no momento albergava 400 pessoas. Muitos imigrantes foram levados para Génova, tendo sido deportados de avião ou levados para destinos desconhecidos; um activista francês foi preso e espancando pela polícia francesa e os restantes terão sido identificados e acusados de ocupação ilegal do espaço público e de protesto não-autorizado.

Neste contexto, e porque a discussão clara e construtiva acerca deste tema é urgente, a proposta é a de, em primeiro lugar, uma conversa onde podemos discutir e partilhar informação sobre isto e/ou outras coisas. Em segundo lugar um jantar benefit que tem como objectivo angariar fundos para que este projecto possa subsistir. Esta ajuda monetária pode ter como fim: a construção de um abrigo, a licença de permanência no local, a ajuda em processos judiciais, bem como outros motivos que possam surgir.

+info: 1, 2

beijos e abraços,

os amigos, nós todos

حرية!