Fundado em 2010, o RDA desenvolveu ao longo dos anos actividades de diferentes naturezas, de acordo com os objectivos gerais da associação e em diálogo com a dinâmica social envolvente. Nessa multiplicidade de iniciativas, porém, identifica-se um percurso e uma história particulares, ligados a um propósito de partilha de saberes e práticas diversos, visando o desenvolvimento de formas de autonomia e entreajuda, segundo modelos cooperativos e horizontais.
A este respeito, é de salientar o facto de o RDA ter procurado desde os primeiros tempos que todas as tarefas de gestão da associação e manutenção dos seus espaços ficassem a cargo dos associados, envolvendo e potenciando desta forma as diferentes vocações, formações e experiências de cada um, incentivando a uma transversalização das funções e das responsabilidades.
A promoção de momentos de apropriação colectiva dos saberes, que constitui um dos vectores estratégicos da fundação do RDA, traduz-se ainda no conteúdo e horizonte dos cursos de formação que vão sendo organizados, mas tem expressão, sobretudo, na instalação de infraestruturas que permitem o desenvolvimento de actividades de forma contínua e regular, como sucedeu com a oficina de bicicletas e a oficina de computadores.
Sendo constituído por pessoas muito diversas, o RDA tem desenvolvido ao longo da sua existência diversas actividades de formação com conteúdos muito diferentes, não se justificando nesta sede fazer o reporte integral e exaustivo de todo o seu historial formativo. Importa, porém, salientar o princípio que subjaz ao desenvolvimento de todas as actividades formativas no RDA e que as atravessa de forma decisiva, conferindo-lhes um sentido orientador geral. Esse princípio determina que a formação promovida pelo RDA deve contribuir para o desenvolvimento da autonomia individual e colectiva, numa lógica de entreajuda e inclusão, baseada na transmissão e aquisição de saberes em áreas úteis à vida quotidiana.
Em 2022, no rescaldo da experiência da pandemia de covid19 e num quadro de variadas crises, os associados do RDA decidiram priorizar a dimensão infraestrutural e formativa da actividade da associação, apostando no reforço dos meios logísticos e das competências que se mostram essenciais para lidar com os desafios do tempo presente.
Neste sentido, foram dados os primeiros passos no processo de criação de uma estrutura formativa capaz de assegurar um plano de formação em linha com a decisão estratégica tomada, tendo sido constituído um grupo de trabalho para o efeito.