SEXTA-FEIRA, 28/04
21h30
Em 1996, Tim Burton pôs-nos frente a um ataque marciano e contou-nos como eram os sobreviventes.
Eram os estranhos marginalizados pela sociedade que acabava de ser destruída!
É uma história que Darwin já nos tinha contado a propósito da evolução das espécies que produziu estranhos fenómenos como aquele que transformou um pequeno musaranho que vivia entre gigantescos dinossauros num homo sapiens capaz de quase destruir o ecossistema que o suporta.
Talvez as relações de produção estejam submetidas a regras parecidas.
As relações de produção marginais e marginalizadas no século XIX foram-se tornando cada vez mais fortes e resistentes a cada crise das relações de produção dominantes.
Em 2012, de acordo com World Watch Institute, cerca de mil milhões de pessoas em 96 países eram membros de cooperativas.
Quando um crescente e aparentemente imparável número de humanos não consegue obter um emprego estável a que corresponda um salário digno, isto pode querer dizer que nos aproximamos de algo aparentado com a extinção dos Dinossauros.
Perece que aqueles que se organizam como iguais para produzir mercadorias através dos seus próprios meios e que eram pequenos musaranhos acossados no século XIX, estão hoje mais adaptados aos rigores da existência no século XXI.