Ao longo de muitos anos, de 2013 a 2020, a actividade mais constante e participada do RDA foi a cantina, que chegou a servir de forma regular mais de 100 refeições diárias, entre almoços e jantares.
O colectivo de cozinheiros que assegurava a actividade organizava-se de modo cooperativo, partilhando de forma justa, solidária e horizontal todo o trabalho envolvido, não apenas na confecção das refeições, mas em tudo o que era necessário em termos logísticos para a actividade poder realizar-se.
A cantina proporcionava refeições completas a um preço adequado e num ambiente comunitário, contrastando com o contexto de crise financeira e austeridade que se vivia à época e que remetia ao isolamento quem menos tinha para gastar.
Ora, é com este património e experiência acumulada que anunciamos o regresso da actividade da cantina ao RDA com o colectivo da Cantina Kaldeirao, com um dia por semana (a quinta feira) para almoço e jantar, a começar no dia 1 de Maio.
A crise não foi embora e a precariedade está hoje instalada em todas as esferas da vida. Nunca a cantina foi tão necessária. Queremos cozinhar para todos, não deixar ninguém sem comer. Onde comem três comem quatro, e há sempre loiça para lavar, legumes para cortar ou uma torneira para arranjar.
Até breve.
Cantina
