O movimento “Stop Cop City – Defend Atlanta Forest” emergiu depois da revolta George Floyd em 2021. Perante o descrédito geral das forças policiais em Atlanta, cidade maioritariamente negra onde os protestos conheceram expressões fortíssimas, uma aliança entre o governo da cidade e uma associação policial decidiu construir um novo centro de treino das forças policiais, justificando-o com um alegado aumento da criminalidade na cidade, algo não demonstrado pelos dados disponíveis.
O local do novo centro de treinos seria numa das poucas áreas verdes da zona mais pobre da cidade. Uma coligação de vários movimentos – colectivos de bairro, anti-racistas, ecologistas, autónomos, etc – formou-se para levar a cabo várias campanhas de contestação, ocupação e sabotagem da construção da Cop City. Os protestos ganharam destaque nacional quando a polícia assassinou Tortuguita, um jovem ocupante da floresta.
Para apresentar e discutir esta mobilização estará entre nós Jamie Peck, porta-voz de algumas iniciativas do movimento, participante nos podcasts Antifada e Everybody Loves Communism.
Haverá jantar depois da conversa.