SEXTA-FEIRA, 21/04
21h30
À semelhança de grande parte das metrópoles globais, Lisboa tem sofrido importantes alterações nos últimos anos a nível dos acesso à habitação. A alteração do quadro geopolítico mundial, a crise financeira de 2008 e diversas reformas legislativas relativas ao arrendamento deram lugar a uma enorme valorização do capital imobiliário, contemporânea ao fortalecimento de uma indústria do turismo.
A transversalidade do tema, abarcando conceitos e problemáticas diferentes, indo de uma alegada “turistificação” da cidade ao enorme aumento dos preços das rendas, suscita uma profusão de opiniões e posições tão contraditórias quanto fortes. Se por um lado o discurso sobre a autenticidade da cidade facilmente se reveste de contornos conservadores por outro lado é inequívoca a operação de expulsão económica de alguns dos seus habitantes e a incapacidade dos movimentos sociais de responder à situação
Como pensar estas transformações, as suas causas e consequências sociais, as suas respostas políticas? Como pensar as temáticas da gentrificação, do “direito à cidade” e da emergência de movimentos sociais metropolitanos?
Propomos uma discussão sobre estes temas com Joana Braga, Luhuna Carvalho e António Guterres